Motores

Carlos Sainz sobe à liderança em Marrocos e Ricardo Porém desce para oitavo

RicardoPoremMarrocos215

Ricardo Porém e Jorge Monteiro desceram para a oitava posição do Rali Oilybia de Marrocos, depois da segunda etapa que esta terça-feira se disputou e foi ganha por Carlos Sainz. O novo líder da prova.

O piloto português perdeu mais de 20 minutos para os primeiros na tirada, onde a maior dificuldade foram as dunas e a navegação.

”O dia foi duro. Foram apenas 240 quilómetros, mas com muita areia e, acima de tudo, navegação. Perdemos algum tempo para os mais experientes nestas pistas e fizemos o 15.º tempo na especial”, contou Ricardo Porém no final da etapa.

“Mas nada está perdido. Estamos em oitavo da classificação geral e ainda há muito rali pela frente. Amanhã espera-se mais um dia semelhante ao de hoje. Iremos dar o nosso melhor”, acrescenta confiante o piloto de Leiria.

AlAttiyahMarrocos115

Sainz impôs-se na tirada de 224 quilómetros, após uma longa batalha nas dunas do Dráa com Nasser Al-Attiyah, que perdeu quase 1m50s para o espanhol da Peugeot.

O saudita Yazeed Al Rajhi, anterior líder do rali, perdeu mais de 10 minutos para os primeiros e com isso caiu para a terceira posição da classificação geral, sendo inclusivamente batido neste segundo dia pelo seu companheiro de equipa Ginel De Villiers, que gastou mais 8m11s do que Sainz.

O espanhol continua assim a brilhar entre a ‘armada’ Peugeot, que depois dos problemas sentidos por Sebastien Loen – e que implicaram rebocar o 2008 DKR do francês até ao ‘bivouac’ – trocou o motor do carro.

O ex-campeão do mundo de ralis continua a sua aprendizagem ao todo-o-terreno e preparação para o próximo Dakar, e nesta segunda tirada foi o sexto mais rápido, gastando mais 10m30s que Carlos Sainz.

Classificação após a 2.ª etapa
1.º Carlos Sainz/Lucas Cruz (Peugeot) 5h29m27s
2.º Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Mini) + 1m24s
3.º Yazeed Al-Rajhi/Timo Gottschalk (Toyota) + 8m13s
4.º Vladimir Vasilyev/Konstantin Zhiltsov (Toyota) + 9m47s
5.º Erik Van Loon/Wouter Rosegaar (X-Raid) + 17m14s
6.º Giniel De Villiers/Dirk Von Zitzetwittz (Toyota) + 18m20s
7.º Leeroy Poulter/Robert Howie (Toyota) + 18m26s
8.º Ricardo Porém/Jorge Monteiro (Toyota) + 26m02s
9.º Miroslav/Zapletal/Macej Marton (Auto Zapletal) + 29m23s
10.º Mikko Hirvonen/Michel Périn (Mini) + 30,18s

Em destaque

Subir