Nas Notícias

Cárie pode ser erradicada com desenvolvimento de molécula que elimina as bactérias

sorriso_1A cárie pode tornar-se apenas uma referência nos livros de história caso a “Keep 32” seja aprovada após os ensaios em pacientes humanos. Esta substância, desenvolvida por dois cientistas chilenos, consegue eliminar todas as bactérias que corroem o esmalte dentário.

A cárie é um pesadelo recorrente para a maioria das pessoas e uma alegria para os dentistas, mas em breve poderá tornar-se apenas numa referência histórica. Dois cientistas chilenos desenvolveram uma substância, a “Keep 32”, que demonstrou a capacidade de eliminar, em apenas um minuto, todas as bactérias que corroem o esmalte dos dentes.

Um dos investigadores acredita que em breve este composto “poderá ser incorporado em pastilhas elásticas, mas também em produtos como pastas de dentes, enxaguantes bucais ou fio dental”. Será um “super agente de limpeza”, acrescentou Erich Astudillo, confiante de que, futuramente, será possível adicionar a substância a certos alimentos.

A molécula, cujo 32 na designação alude ao número de dentes na arcada dentária, foi desenvolvida por Erich Astudillo, da Universidade de Santiago (Chile) e também diretor da Top Tech Innovations (empresa que financia a investigação), e José Córdova, da Universidade de Yale (EUA), a partir duma molécula que extermina a “streptoccocus mutans”, bactéria que transforma o açúcar em substâncias prejudiciais para o esmalte dentária.

A próxima fase é o ensaio clínico com pacientes humanos. Caso os resultados continuem a ser positivos, a “Keep 32” poderá chegar ao mercado em menos de um ano, pois não faltarão farmacêuticas (e outros gigantes da indústria) interessadas num produto que se assegura tão promissor.

Em destaque

Subir