Nas Notícias

Capa polémica da Sábado deseja “boas férias” à ex-ministra

A revista Sábado apresenta aos seus leitores, na sua mais recente edição, uma capa com a foto de Constança Urbano de Sousa e com votos de “boas férias” para a agora ex-ministra. A capa tem causado polémica, tal como um artigo do seu diretor, Eduardo Dâmaso que arrasa António Costa.

E é por aí que vamos começar.

Eduardo Dâmaso, diretor da publicação, faz duras críticas a Constança Urbano de Sousa no editorial.

“Não querendo prejudicar o descanso da senhora ministra, como contribuinte e eleitor só posso desejar-lhe umas boas férias. Quando a sua presença no combate aos incêndios e no Governo já só atrapalha, vá de férias. E não volte que não vale a pena”, dispara Dâmaso.

“Vá de férias. E não volte que não vale a pena”

E vai mais longe no ‘ataque’ a António Costa.

“Intolerável arrogância política de quem não governa ainda em maioria absoluta mas que se comporta como se já a tivesse, com o insuportável maniqueísmo moral e político do BE e do PCP a servirem de lastimáveis muletas.”

No artigo Eduardo Dâmaso arrasa por completo o primeiro-ministro e ainda faz uma abordagem a José Sócrates e a uma recente entrevista.

“Quando Costa, na noite de domingo, em cima da tragédia vivida pela parte mais desprezada do País e das políticas públicas de esquerda ou de direita, o tal interior que tanto percorre o palavreado da boa consciência dos nossos políticos, basicamente se irrita com as perguntas dos jornalistas, não está à altura do que lhe é exigido pelas circunstâncias: compostura, respeito, humildade, prestação de contas”, diz, falando de Sócrates (ver aqui).

“Aí, Costa não está muito longe do seu correligionário que acha intolerável ser perguntado por um jornalista digno desse nome, Vítor Gonçalves, da RTP, sobre os meios de vida que lhe pagam hoje as contas (ver aqui). Costa, que tanto se distanciou de Sócrates, naquele momento parecia picado pelo vírus da mesma arrogância.”

Voltando ao tema dos fogos, Eduardo Dâmaso recorda as palavras de Constança Urbano de Sousa sobre as férias que não teve.

“Comportamento idiota e profundamente ofensivo para todos os que morreram em Pedrógão Grande e, agora, um pouco por todo o país.”

A indignação cresceu com uma declaração de Constança Urbano de Sousa a lamentar os fogos florestais do último final de semana e uma referência ao facto de não ter tido férias (ver aqui).

Na altura, até uma petição (ver aqui) foi criada a pedir a demissão da ministra, que aconteceu esta quarta-feira.

Agora, é uma das revistas mais conhecidas de Portugal abordar o tema de forma que tem gerado polémica.

Em destaque

Subir