Nas Notícias

Cancro da mama? Chame-lhe um pêssego

pessego 210pessegosO pêssego é uma quimioterapia natural contra o cancro da mama. A investigadora Giuliana Noratto demonstrou que os compostos antioxidantes desta fruta bloqueiam as células cancerígenas com uma redução do crescimento e do ritmo de propagação.

Um dos melhores tratamentos para prevenir o cancro da mama é uma fruta: o pêssego.

Uma equipa de cientistas da Universidade Estatal de Washington e da Universidade do Texas (EUA), liderada por Giuliana Noratto, aprofundou os estudos sobre as propriedades antioxidantes do pêssego, nomeadamente dos polifenóis.

As conclusões registadas foram surpreendentes: os compostos antioxidantes demonstraram uma capacidade de inibição do crescimento das células cancerígenas e de redução da velocidadede propagação.

Analisando com particular atenção os polifenóis, os investigadores repararam que estas substâncias inibiram a metastização do tumor.

A investigação teve início de 2009, quando a investigadora principal, Giuliana Noratto, descobriu que extratos de pêssego estavam a bloquear as células cancerígenas de tumores mamários, num outro estudo que tinha em curso.

De acordo com o estudo, uma dose diária equivalente a dois ou três pêssegos é o melhor complemento terapêutico para a redução do risco de metástases.

Os pêssegos, já conhecidos pelo contributo para a perda de peso (devido às grandes quantidades de potássio), para minorar os riscos de pedras nos rins, pelos benefícios na circulação intestinal e na baixa da hipertensão, podem também ser consumidos com ‘prazer oncológico’.

Em destaque

Subir