Nas Notícias

Vídeo: Deputado chama “pedófilo” ao primeiro-ministro e encerra sessão plenária

parlamento belga 400 “Obrigado, senhor pedófilo – quero dizer, senhor primeiro-ministro”, afirmou em plenário, no Parlamento belga, o deputado independente Laurent Louis. O insultou surgiu sob a forma de falso lapso e dirigiu-se a Elio Di Rupo. Veja o vídeo.

Uma sessão plenária na passada quarta-feira ficou marcada pelo insulto de um deputado independente, Laurent Louis, ao chefe do Governo, Elio Di Rupo.

“Obrigado, senhor pedófilo – quero dizer, senhor primeiro-ministro”, afirmou Louis, logo depois de tomar a palavra, numa sessão parlamentar da Câmara Baixa, suscitando um grande alvoroço na sala.

Os deputados abandonaram a sala em protesto e Laurent Louis foi impedido de continuar a intervenção. Aliás, a sessão terminou naquele momento.

Nas últimas horas, o episódio foi fortemente criticado por toda a classe política belga, que criticou o que considera ser um desrespeito pelo espaço parlamentar.

Os deputados estavam a discutir os elevados custos da deslocação de Barack Obama, à Bélgica – estimada em cerca de dois milhões de euros –, sendo que o assunto gerara visões distintas.

Laurent Louis e Elio Di Rupo envolveram-se numa troca de palavras, que terminou com aquele insulto, registado em vídeo.

Recorde-se que o primeiro-ministro belga já assumiu a homossexualidade e foi acusado de pederastia, no caso-Dutroux, em 1996, mas viria a ser considerado inocente.

Por seu turno, Laurent Louis, que já foi eleito no passado pelo Partido Popular, usa a luta contra a pedofilia como bandeira. Mas este episódio não favorece a sua causa – até porque muitos entendem que não se trata de uma causa, mas de um modo de conseguir protagonismo.

Veja as imagens:

Em destaque

Subir