Motores

Bruno Magalhães no top dez na República Checa

Bruno Magalhães e Hugo Magalhães concluíram o primeiro dia completo do Rali Baym Zlín no top dez da classificação geral da prova checa pontuável para o Campeonato da Europa da especialidade

A dupla portuguesa do Skoda Fabia R5 da ARC Sport foi bastante pragmática na forma como abordo este evento em pisos de asfalto, conhecido por ser muito técnico e onde os pilotos locais costumam ser muito fortes.

E de facto logo no começo do rali Jan Kopecky – o atual campeão WRC2 – deu um ‘ar da sua graça’ e mostrou que queria ‘mandar em casa’. Venceu a super especial de abertura e impôs-se também na segunda classificativa.

Só que depois viriam os furos e o piloto checo da Skoda acabou por perder tempo e ceder a liderança a Alexey Lukyanuk, o líder do ‘Europeu’, que a partir dessa altura começou a ‘ditar a sua lei’, vencendo duas especiais e controlando a diferença para Kopecky, que se revela a mais séria ameaça para as pretensões de vitória do piloto polaco.

De destacar a participação do ‘mundialista’ Dani Sordo, que também sofreu um atraso depois de partir uma jante do seu Hyundai i20 R5, terminando o dia na quarta posição.

Sem deslumbrar Bruno Magalhães procurou perder o menos tempo possível para os da frente. Daí que inicialmente figurasse fora do lote dos dez primeiros, para depois ir melhorando a sua prestação e chegar aos lugares pontuáveis. Ainda assim o Vice-campeão Europeu terminou a mais de dois minutos e meio do líder, ainda longe dos objetivos traçados para esta sua deslocação à República Checa.

“Foi sem dúvida um dos dias mais difíceis da minha carreira nos ralis, sobretudo de manhã. As afinações que escolhemos não foram as ideais e as condições que enfrentávamos dificultaram tudo ainda mais. De tarde, fizemos alterações ao nível da suspensão que nos deu um pouco mais de confiança e melhoramos um pouco. Mas longe da performance que desejávamos”, explicou Bruno Magalhães.

A segunda etapa será composta por seis especiais de classificação, onde o piloto lisboeta espera conseguir melhorar a performance e ganhar algumas posições na classificação: “Vai continuar a ser complicado mas vamos dar o nosso melhor. Esperamos aumentar o andamento classificativa a classificativa e esperar para ver o resultado que nos reserva. Mantemos o pensamento positivo apesar de tudo”.

 

Classificação após a 9ª PE

1º Alexey Lukyanuk/Alexey Aranautov (Ford) 1h10m18,7s

2º Jan Kopecky/Pavel Desler (Skoda) + 16,8s

3º Nikolai Gryazin/Yevgeny Fedorov (Skoda) + 33,2s

4º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai) + 50,5s

5º Miroslav Jakes/Petr Machu (Skoda) + 1m01,0s

6º Filip Mares/Jan Hlousek (Skoda) + 1m33,6s

7º Fabian Kreim/Frank Christian (Skoda) + 1m44,9s

8º Jan Tarabus/Daniel Trunkat (Skoda) + 1m55,2s

9º Chris Ingram/Ross Whittock (Skoda) + 2m02,4s

10º Bruno Magalhães/Hugo Magalhães (Skoda) + 2m50,7s

Em destaque

Subir