Fórmula 1

Brendon Hartley vai estrear-se na F1 em Austin

Consequência de uma série de circunstâncias Brendon Hartley, estrela da Porsche nas 24 Horas de Le Mans e no Campeonato do Mundo de Resistência, vai-se estrear na Fórmula 1 no próximo Grande Prémio dos Estados Unidos.

O neozelandês vai substituir Pierre Gasly na Toro Rosso, já que na mesma data o francês discute o título de Super Formula em Suzuka e a Red Bull quer que o gaulês se sagre Campeão nesse campeonato japonês de monolugares.

Com o regressado Daniil Kvyat a voltar para o volante do Toro Rosso nº 26, face à saída de Carlos Sainz Jr para a Renault – depois de um acordo com a Red Bull – a marca de bebidas energéticas viu-se forçado a recorrer a Brendon Hartley, um piloto que em tempos fez parte do seu Junior Team, quando ainda acalentava esperanças de um dia chegar à Fórmula 1.

O neozelandês acabou por aproveitar o convite da Porsche para correr em Le Mans e no WEC, sagrando-se Campeão do Mundo de Resistência em 2015. Hartley irá assim guiar em Austin o STR12 deixado vago por Gasly, e mostra-se obviamente radiante com a oportunidade, ainda que este fim de semana esteja concentrado em tentar nova vitória para a Porsche em Fuji.

“É uma sensação fantástica. Este oportunidade surge de surpresa, mas nunca abandonei a minha ambição de um dia chegar à Fórmula 1. Cresci e aprendi tanto desde os dias que estava com a Red Bull e como piloto de reserva da Toro Rosso, e esses anos duros passaram e tornaram-me mais forte e ainda mais determinado”, reagiu Brendon Hartley.

O neozelandês agradece à Red Bull por tornar a sua estreia uma realidade, e também à Porsche por permitir que isso aconteça, paralelamente ao seu programa no WEC: “Quero agradecer-lhes por deixarem que isto aconteça. E Austin é uma pista de que realmente gosto e onde corri recentemente. Vou tentar não colocar muitas expetativas neste meu começo na Fórmula 1, mas sinto-me preparado para ele”.

Em destaque

Subir