Mundo

Brasília blindada para a tomada de posse de Bolsonaro

Brasília está tomada por forças policiais que começaram hoje a inspecionar as ruas da cidade, para garantir a segurança do futuro presidente brasileiro durante a tomada de posse, havendo já barreiras de betão e arame farpado em algumas zonas.

O jornalista da agência de notícias espanhola EFE fala num “reforço policial insólito nas ruas” e de “bloqueios em diversos pontos da cidade” que hoje “amanheceu blindada” para a tomada de posse de Jair Bolsonaro, que acontecerá na terca-feira.

A hipótese de um novo atentado contra Bolsonaro, que foi apunhalado em setembro durante a campanha eleitoral, fez disparar o alerta das autoridades e levou ao reforço do dispositivo de segurança a um nível sem precedentes na capital brasileira.

“É um presidente que sofreu um atentado. Por isso temos de aumentar os níveis de segurança, os controles de acesso e precaução”, explicou o general Sérgio Etchegoyen, ministro do Gabinete de Segurança Institucional.

Um decreto presidencial vai permitir que, a partir das 00.00, misseis antiaéreos com sete quilómetros de alcance possam abater aviões “hostis” que, durante a tomada de posse, violem o espaço considerado como área de segurança.

A medida também se aplica aos “drones” que poderão ser abatidos por franco-atiradores que estarão ao longo das Esplanadas dos Ministérios, uma ampla avenida onde se encontram os edifícios que reúnem todos os poderes públicos de Brasil, incluído o Congresso, e por onde Bolsonaro deverá passar.

A avenida estará cercada por arame farpado para impedir a livre circulação do público durante a cerimónia, que se espera vir a reunir entre 250.000 a 500 mil pessoas.

Polícia e elementos do exército estão já hoje a inspecionar a zona por onde Bolsonaro irá circular na terca-feira, tendo instalado barreiras de betão nas portas de entrada para evitar a passagem de veículos não autorizados.

Ainda não se sabe se Bolsonaro irá atravessar a avenida num Rolls Royce ‘Silver Wraith’ descapotável, como é tradição, ou se o fará num carro blindado, dúvidas que persistem desde que a polícia federal revelou estar a investigar uma eventual ameaça terrorista durante a investidura.

A decisão permanece nas mãos de Bolsonaro, que terça-feira sucede a Michel Temer, depois de ter vencido as eleições de outubro com 55 por cento dos votos contra os 45 por cento obtidos pelo candidato progressista Fernando Haddad, aliado político do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Bolsonaro é um nostálgico da última ditadura militar e têm sido polémicas algumas das suas declarações, nomeadamente as de teor machista, racista e homofóbica.

O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, vai reunir-se com o novo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, na quarta-feira, em Brasília, no dia seguinte à sua posse, disse à Lusa fonte diplomática.

O encontro está marcado para as 10:45 locais (12:45 em Lisboa), adiantou a mesma fonte.

Marcelo Rebelo de Sousa chegará hoje a Brasília, juntamente com o Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, para assistir à cerimónia de posse do futuro presidente do Brasil.

Em destaque

Subir