Tecnologia

Brasil vai lançar satélite para fornecer Internet a todo o país

banda_larga_1Dentro de dois anos e com um investimento de 750 milhões de reais, cerca de 308 milhões de euros, estado brasileiro quer que todo o país esteja coberto por banda larga. Aceder à Internet na Amazónia vai ser um cenário possível.

Com um investimento altíssimo e bem a tempo do Mundial de Futebol em 2014, o Brasil vai apostar forte nas telecomunicações de última geração nos próximos dois anos.

Em destaque estão dois projetos, banda larga e 4G. Para o caso das comunicações móveis de última geração, o estado brasileiro já confirmou a abertura de um concurso para a cedência de frequências às operadoras, que deverão começar a disponibilizar o sinal dentro de dois anos.

Já na parte da banda larga, um serviço que ainda não chega atualmente a muitas áreas do Brasil, o estado prepara-se para avançar com algo em grande.

Desta forma, e segundo já confirmou esta semana Paulo Bernardo Silva, Ministro das Comunicações, o Brasil vai lançar um satélite que permitirá o acesso à Internet rápida a mais de 40 milhões de casas.

O investimento total está na casa dos 750 milhões de reais, cerca de 308 milhões de euros, e será feito nos próximos dois anos. O lançamento do satélite, que ocorrerá fora do país, visto que não existem condições técnicas para o fazer entre portas, servirá também para suportar comunicações militares.

Com estas medidas, locais remotos como a Amazónia ficarão dotados de acesso à Internet de banda larga. Tudo isto bem a tempo do país receber milhões de visitantes no Mundial de Futebol de 2014.

Em destaque

Subir