Mundo

Bombeiros Voluntários de Vila do Conde sem capacidade de resposta

Os Bombeiros Voluntários de Vila do Conde estão sem capacidade de resposta para prestar socorro à população depois de 60 elementos terem pedido a passagem à inatividade.

A corporação dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde está sem capacidade de resposta às necessidades da população depois de 60 elementos terem apresentado “um pedido de inatividade do quatro”, confirmou o comandante, Joaquim Moreira, à agência Lusa.

“Não tenho pessoal para responder às necessidades. Desde ontem [sexta-feira] que já não é possível fazer alguns serviços. Se já é difícil numa situação normal, imagine agora com bem menos bombeiros”, confessou o comandante.

A população de Vila do Conde está assim sujeita a falhas de segurança, já que o “tempo de resposta não será o ideal”.

“A Autoridade de Proteção Civil está dentro do problema e em função da localização vai fazer deslocar outros meios mais próximos. A ajuda não está em causa, porque haverá sempre outros meios, mas a resposta imediata é que poderá falhar”, admitiu.

De acordo com José Pedrosa, um dos 60 bombeiros que assinaram o pedido de inatividade, a situação poderá alterar-se quando “a presidente da direção se demitir”, acusando a direção de “tudo o que vier a acontecer”.

Há um “clima de crispação” que “vem desde que os atuais órgãos sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde tomaram posse”, considera.

O pedido de inatividade do quadro surge no seguimento da recusa, na semana passada, que os mesmos bombeiros apresentaram para passarem ao quadro de reserva.

Assim, os 60 elementos continuam como bombeiros, mas não prestam quaisquer serviços.

Em destaque

Subir