Nas Notícias

“Bombeiros são os eternos esquecidos dos vários Governos”, critica a Liga

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) considerou “uma grave ofensa” ter sido ignorada pelo Governo, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência e do Programa Nacional de Ação do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais, e salientou que o setor tem sido votado “ao ostracismo” pelos vários executivos.

“Os bombeiros continuam a ser tratados como filhos de um deus menor e eternos esquecidos quando se trata de concretizar apoios e obter ferramentas fundamentais para a execução das suas missões”, criticou a LBP, num comunicado assinado pelo presidente, Jaime Marta Soares.

Depois de ver ignorados os mais recentes contributos, a LPB sustentou que esta situação tem vindo a repetir-se ao longo dos anos, numa sucessão de “tristes e repetitivos episódios de desrespeito” para com os ‘soldados da paz’.

“Todos contam de tal modo com os bombeiros como dado adquirido que, repetidamente, nem cuidam de saber e satisfazer as suas necessidades como é dever e obrigação do Estado, através dos vários Governos”, insistiu o organismo.

Quando há um apoio aos bombeiros, “traduz-se em migalhas, se comparado com as necessidades perfeitamente identificadas e reconhecidas por todos”. Daí a expetativa de se saber “que apoios é que virão a concretizar-se” após o Governo “falar em milhões” nas medidas anunciadas para as florestas.

“Analisados os ditos planos, a LBP conclui terem uma matriz comum relativa ao ostracismo a que votam os bombeiros e à falta de apoios que lhes disponibilizam”, frisou a entidade, garantindo que os bombeiros “não estão dispostos a pactuar com tal estado de coisas, com as sucessivas demonstrações de desrespeito”.

Em destaque

Subir