Mundo

Bolsa de Tóquio cai afetada pela instabilidade política na Europa

A bolsa de Tóquio caiu hoje cerca de 2 por cento no arranque da sessão, acompanhando as baixas em Wall Street e nos principais mercados europeus, devido à instabilidade política na União Europeia e, principalmente, à crise na Itália.

Após a primeira meia hora de negociação, o índice de referência da bolsa de valores de Tóquio, o Nikkei, caiu 390,73 pontos, ou 1,75 por cento, para os 21.967,70 pontos.

O segundo indicador, o Topix, que agrupa os valores da primeira seção, acumulou uma queda de 28,31 pontos, ou 1,6 por cento, e fixou-se nos 1.733,54 pontos.

A bolsa nipónica abriu a sessão em baixa, na sequência da quebra do setor financeiro nos Estados Unidos e na Europa, numa reação à situação política em Itália, que continua sem conseguir formar governo, e em Espanha, onde o primeiro-ministro, Mariano Rajoy, enfrenta uma moção de censura.

A instabilidade política fez cair o euro para níveis mínimos em relação a outras moedas, incluindo o iene, uma tendência que prejudica os exportadores japoneses.

Em destaque

Subir