Desporto

Benfica gastou 14,5 milhões de euros em jogadores para emprestar

pizzi depor 1Pizzi, Lisandro López e Fariña pouco ou nada conheceram da cidade de Lisboa. Nas contas deste verão, só por Markovic encarnados pagaram cerca de 10 milhões de euros ao Partizan. FC Porto gastou mais que o normal, mas saldo é largamente positivo devido às vendas de João Moutinho e James Rodriguez.

O mercado em Portugal fechou, é tempo de pegar na calculadora e fazer contas.

À semelhança do quem tem acontecido nas últimas épocas, o Benfica revelou-se mais uma vez o clube mais gastador.

Benfica
Ao todo os encarnados abriram mão de cerca de 36 milhões de euros. Markovic, que parece começar cedo a justificar o investimento, custou cerca de 10 milhões de euros, valor pago ao Partizan de Belgrado. Destaque ainda para Djuricic, sérvio vindo do Heerenven, pelo qual o Benfica pagou seis milhões.

Outra das transferências que deu que falar foi a aquisição de Pizzi, internacional português que mal conheceu Lisboa, tendo sido de imediato emprestado ao Espanhol de Barcelona. O extremo português custou aos cofres do Benfica seis milhões de euros (50 por cento do passe).

Lisandro López, central que curiosamente foi também recentemente emprestado (Getafe), custou cinco milhões de euros, um valor que parece não ter sido suficiente para ficar no plantel.

De referir ainda Fejsa, comprado ao Olympiacos por 4,5 milhões, e Fariña, por 3,5 milhões, este último também chegou e seguiu viagem de imediato, jogará emprestado por uma época no Dubai, ao serviço do Baniyas.

Quanto a vendas, o Benfica terá até agora conseguido encaixar cerca de 13,5 milhões – Roberto (6 milhões), Melgarejo (5 milhões) e Nolito (2,5 milhões).

FC Porto
Os dragões têm também mantido a gestão dos últimos anos, vendendo por mais e comprando por menos.

Mesmo assim, o clube comandado por Pinto da Costa gastou 22 milhões de euros. Só os 80 por cento do passe de Herrera (Ex-Pachuca) custaram 8 milhões de euros. Quintero, o novo craque do Dragão, chegou do Pescara por cinco milhões (50 por cento do passe). Destaque ainda para Diego Reyes, proveniente do América por 7 milhões de euros.

De referir ainda as compras de Ricardo e Tiago Rodrigues ao V. Guimarães (2 milhões de euros no total).

Quanto a vendas, o FC Porto foi indiscutivelmente o campeão a faturar. Só com João Moutinho e James entraram 70 milhões de euros vindos do Mónaco, acrescendo 4 pagos pelo Chelsea de Mourinho por Christian Atsu.

Sporting
Dos três grandes, e como seria de esperar, o Sporting foi o que menos gastou. Jeffersson, vindo do Estoril, custou 400 mil euros. Cissé, vindo da Académica, mais 300 mil. O avançado Slimani foi mesmo a mais cara contratação dos leões, tendo custado 500 mil euros.

Mas se no saldo das compras não houve muito movimento, nas vendas o Sporting conseguiu fazer milhões que não fazia há algumas épocas. Wolfswinkel saiu para o Norwich por 10 milhões, Bruma para o Galatasaray por outros 10. Tiago Ilori segue agora carreira no Liverpool, que pagou 7,5 milhões pelo central.

Em destaque

Subir