Nas Notícias

Batatas fritas com erro no rótulo põem diabéticos em crise de hiperglicemia

Um erro no rótulo das embalagens de batatas fritas da Lay’s pôs um número incalculável de diabéticos em risco. Ao invés dos 12 gramas de hidratos anunciados, as batatas fritas tinham 72 gramas por cada 100 gramas de batatas. Houve consumidores diabéticos a tomarem insulina de emergência para controlar a crise de hiperglicemia.

O caso, hoje avançado pelo Diário de Notícias, terá sido denunciado em agosto, através de um grupo de diabéticos no Facebook.

Uma menina com diabetes tipo 1 teve uma crise de hiperglicemia depois de comer as batatas fritas da Lay’s. “Nessa noite, os valores de glicemia dispararam para 400, quando ela raramente passa dos 170,180”, revelou o pai, em declarações ao DN: “Tivemos de dar insulina extra para compensar”.

A marca assume ter conhecimento do caso, que atribui a “um erro tipográfico” nas embalagens e que ocorre nos mercados português e espanhol, mas não tem “nada pensado” para evitar que os diabéticos comam batatas fritas do ‘pacote errado’ e sofram uma crise que poderá ser fatal…

A ASAE já tomou conhecimento do caso e vai agir.

“Se tiverem uma indicação incorrecta para o consumidor, [as embalagens] terão de ser retiradas”, avisou o inspetor-geral, Pedro Portugal Gaspar, em declarações à Renascença.

Embora não haja queixa formal, o regulador poderá vir a multar a Lay’s, acrescentou o responsável: “Para todos os efeitos, há aqui uma situação aparentemente de informação não condizente e isso é passível de um determinado sancionamento”.

Em destaque

Subir