Tecnologia

Bastam 45 segundos para arrefecer uma bebida

bebida 210bebidaUma empresa britânica desenvolveu uma tecnologia capaz de refrigerar uma bebida em apenas 45 segundos, permitindo uma poupança energética que pode atingir os 80 por cento. A apresentação do ‘Rapidcool’ coube à Comissão Europeia, que financiou a investigação.

Uma tecnologia desenvolvida no Reino Unido permite que, em apenas 45 segundos, uma bebida seja arrefecida da temperatura ambiente até aos 4ºC. O projeto, batizado de ‘Rapidcool’, foi apresentado pela Comissão Europeia (CE), uma vez que a União Europeia (UE) financiou a investigação com 903 mil euros.

“O potencial de poupança em custos de eletricidade equivale a 832 euros por frigorífico por ano, comparativamente a refrigeradores de vitrina aberta e 219 euros relativamente a refrigeradores de porta de vidro”, esclareceu a CE, em comunicado, sublinhando que o ‘Rapidcool’ pode “substituir a maioria, se não todos, os refrigeradores de bebidas de vitrina aberta a nível mundial”.

A poupança energética pode atingir os 80 por cento, comparando com alguns refrigeradores de vitrina aberta, e os 54 por cento, no caso dos frigoríficos com porta de vidro. Nas contas da CE, os gastos elétricos com o consumo de frigoríficos e congeladores comerciais na UE equivalha às necessidades energéticas de 20 milhões de famílias.

“Orgulhamo-nos de poder contribuir para a redução das emissões de gases de efeito de estufa a nível global, através de uma tecnologia sustentável revolucionária e pretendemos continuar a desenvolver o produto tanto para uso comercial como para uso doméstico”, acrescentou Kelvin Hall, fundador da empresa britânica, citado no comunicado da CE.

Na mesma nota, o porta-voz de Investigação, Inovação e Ciência da Comissão Europeia, Michael Jennings, explica que o ‘Rapidcool’ “irá preservar os recursos financeiros das empresas, o meio ambiente e criará postos de emprego”.

A CE ressalvou que, desde 2007, foram investidos cerca de 50 mil milhões de euros em projetos de desenvolvimento e inovação. O orçamento comunitário para esta área representa 12 por cento do total de investimento público em desenvolvimento feito pelos 27 Estados membros, sendo focado em áreas como a saúde, o ambiente, transporte, alimentação e energia.

Em destaque

Subir