O vulcão Sinabung, na Indonésia, entrou hoje em erupção, obrigando quase 10 mil pessoas a fugir. A nuvem de cinza chegou aos três quilómetros de altura, de acordo com o vulcanólogo Hendra Gunawan.
O Sinabung voltou hoje a entrar em erupção, na Indonésia. O vulcão, situado no norte da ilha de Samatra, despertara no domingo, mas os efeitos só foram sentidos nas aldeias em redor. Hoje de manhã, a erupção foi ouvida a dezenas de quilómetros de distância e nuvem de cinzas atingiu uma altura de três quilómetros, segundo o vulcanólogo Hendra Gunawan, citado pela AFP.
A erupção projetou rochas incandescentes e cinzas que obrigaram as autoridades a evacuar as aldeias em redor. Robert Peranginangin, porta-voz das autoridades locais, adiantou à AFP que pelo menos “9420 pessoas” foram evacuadas desde domingo. A nuvem de cinzas tem obrigado os residentes nas promixidades a usarem máscaras.
Apesar da coluna de fumo, nenhum voo foi suspenso, segundo revelou Bambang Ervan, porta-voz do Ministério dos Transportes.
O Sinabung esteve adormecido durante quase um século, mas acordou com violentas erupções em agosto e setembro de 2010, que obrigaram à fuga de 12 mil pessoas.