Nas Notícias

Banco Farmacêutico: Portugueses ajudaram com 10.500 medicamentos

medicamentosOs portugueses contribuíram com cerca de 10.500 medicamentos e produtos de saúde para o Banco Farmacêutico (BF). Após esta VIII Jornada de Recolha de Medicamentos, o material será distribuído a 90 instituições particulares de solidariedade social (IPSS).

Nas contas da organização, os medicamentos e produtos de saúde recolhidos, cujo valor comercial foi avaliado em cerca de 42.500 euros, vão beneficiar mais de 93 mil utentes das IPSS que se associaram à iniciativa.

“Este resultado prova que os portugueses mantêm a tradição de ser um povo solidário e atento às necessidades dos mais desfavorecidos”, adiantou o presidente do BF, Luís Mendonça.

Nesta campanha de 2016 participaram 166 farmácias, dos distritos de Lisboa, Setúbal, Santarém, Leiria, Coimbra, Évora, Beja, Faro, Aveiro, Braga, Porto, Vila Real e Bragança.

A organização destacou o carácter generoso dos portugueses, que se deslocaram às farmácias apesar das condições climatéricas adversas que se fizeram sentir em algumas regiões no dia da recolha.

Nesta VIII Jornada de Recolha de Medicamentos estiveram envolvidos mais farmácias, instituições e voluntários (600) do que no ano passado.

Ao longo dos oito anos, a campanha tem registado um crescimento contínuo do número de farmácias e instituições apoiadas.

O Banco Farmacêutico já recolheu 60.000 medicamentos e produtos de saúde desde a primeira iniciativa, em 2009.

Para 2017, o objetivo é envolver mais farmácias, mais instituições e chegar a novas regiões do país.

Em destaque

Subir