Mundo

Baleia Azul: Jovem de 15 anos cumpre nível fatal em direto nas redes sociais

Um adolescente de 15 anos transmitiu em direto, nas redes sociais, o suicídio. Isaiah Gonzalez, natural de San Antonio, no Texas (EUA), cumpriu o 50.º e último nível do Baleia Azul, tornando-se na mais recente vítima mortal deste ‘jogo’ da internet.

A família, em choque com o acontecimento, pretende que a morte da criança seja divulgada pelas redes sociais, como um alerta para os perigos de alguns ‘desafios’ que são espalhados através das redes sociais.

“Não há nada de diversão aqui. O meu irmão morreu”, afirmou a irmã, Alexis.

A família veio a descobrir no telemóvel de Isaiah Gonzalez várias mensagens do moderador, que não se ficavam pelas ordens de “cortar números e letras nos braços”: havia ameaças de morte caso o menor se recusasse a jogar o Baleia Azul.

“Tinham-lhe dito que se ele contasse alguma coisa a alguém que vinhama casa dele e que nos matavam a todos”, revelou o pai, Jorge Gonzales.

“Estou profundamente traumatizada. Eles não querem saber com quem estão a falar”, acrescentou Alexis: “Estão a fazer mal e a divertir-se com isso”.

“Demos uma entrevista ao Chanel 4 e à FOX 29 para chamar à atenção para o jogo Baleia Azul. Pedimos que vejam e que partilhem com quem gostam, em todo o mundo. Ninguém deve passar pelo que estamos a passar, nem ninguém tem que sofrer como o Isaiah”, insiste a família do adolescente.

O desafio Baleia Azul é composto por 50 níveis, que incluem automutilação e terminam com o suicídio.

Em Portugal, as autoridades detetaram cerca de 30 casos.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=8NMD922SSG6W

Em destaque

Subir