Nas Redes

Vídeo: Novo jogo na internet pode ser mais perigoso do que a Baleia Azul

Há um novo fenómeno nas redes sociais a assustar famílias e autoridades, com sinais de que pode atingir dimensões ainda mais graves do que o polémico desafio da Baleia Azul.

Esta ameaça é interpretada por Momo, uma personagem cujo nome deriva do latim (Momus) e evoca uma personificação da burla e do engano.

A personagem, alegadamente inspirada na Samara Morgan do filme ‘The Ring’, liga às vítimas através do WhatsApp e do jogo Minecraft.

Nessa ligação, que é acompanhada por imagens de violência mais ou menos implícita (como o manuseamento de facas), Momo faz ameaças e chantagens.

São também enviados vídeos e fotos perturbadores.

O blogue Nerdpai classificou mesmo esta nova partida como “o novo desafio que pode colocar em risco crianças e adolescentes”.

Nas últimas duas semanas, o número de casos ligados ao Momo subiu exponencialmente nos EUA, de acordo com os dados recolhidos pelas autoridades.

Os especialistas estão preocupados com o uso deste fenómeno para a prática de cibercrimes, havendo já indícios de que poderá tornar-se mais viral do que o desafio da Baleia Azul.

Recorde-se que este jogo esteve associado a um aumento dos casos de ciberbullying, tendo sido registadas dezenas de casos fatais, entre crianças e jovens.

Alguns sites de cibersegurança avançam que a personagem Momo é desenvolvida por uma inteligência artificial, informação ainda sem qualquer confirmação oficial.

Veja uma ligação de Momo, com o alerta de que as imagens podem ser perturbadoras.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=5G1XUBUW7R5D

Em destaque

Subir