Nas Notícias

Aumentou o consumo de drogas em Lisboa e no Porto, revelam os… esgotos

drogas nos esgotos

Uma análise aos resíduos dos esgotos de Almada, Lisboa e Porto demonstrou que existe um aumento do consumo de droga, que os especialistas associam aos espaços de diversão noturna. O consumo de ecstasy terá aumentado cinco vezes só na capital.

Os dados foram revelados pelo Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência, citado pelo Diário de Notícias, que analisou os resíduos de esgotos de 50 cidades europeias, incluindo três em Portugal: Almada, Lisboa e Porto.

Por droga, a capital portuguesa é a 16.ª com mais consumo de cocaína e a 19.ª no ecstasy. Face aos dados de 2013 (a última análise deste género), o consumo de ecstasy terá aumentado cinco vezes em 2015, uma vez que os níveis da substância nos resíduos dos esgotos aumentou de 4,8 miligramas por mil pessoas/dia para 22,9 miligramas por mil pessoas/dia.

O consumo também aumentou em Almada e no Porto, mas não tanto como em Lisboa. Os indicadores foram de 287,2 miligramas por mil pessoas/dia em Lisboa, 92,4 miligramas por mil pessoas/dia no Porto (29.º lugar entre as 50 cidades analisadas) e 63,8 miligramas por mil pessoas/dia (30.ª posição) em Almada.

De acordo com os especialistas, este aumento do consumo de drogas, em especial as “estimulantes” como o ecstasy, está ligado à cada vez maior oferta de espaços de diversão noturna.

Segundo o Observatório Europeu da Droga e Toxicodependência, Amesterdão (Holanda) é a cidade europeia com maior consumo de ecstasy, com Londres (Inglaterra) a liderar na cocaína e Antuérpia (Bélgica) nas anfetaminas.

Em destaque

Subir