Nas Notícias

Atenção aos ‘toques’ que recebe de números estrangeiros no telemóvel

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) está preocupada com o crescente número de chamadas recebidas a nível nacional com os chamados ‘toques’ dados por números estrangeiros que têm por objetivo uma fraude.

Através destes contactos com os ditos ‘toques’, os monitores deste esquema esperam que as pessoas devolvam a chamada e voltem a ligar para o número que receberam o ‘toque’, sendo a chamada reencaminhada para canais de valor acrescentado.

Algumas operadoras aconselham também que os utilizadores procurem pesquisar primeiro se não existem queixas relativamente a um qualquer número que tenha dado o ‘toque’ antes de devolverem a chamada.

Este não é um esquema novo mas tem registado um aumento significativo nos últimos tempos e as queixas têm aumentado também.

Tunísia é o país com origem de chamadas que mais queixas têm motivado

De acordo com a Direção-Geral do Consumidor, citada pelo Correio da Manhã, é a Tunísia o país de origem de um maior número de queixas de chamadas fraudulentas.

Esta entidade reporta também que lhe têm chegado queixas em relação a outras origens de chamadas provenientes de países como Argélia, Congo, Marrocos e Tanzânia.

Em destaque

Subir