Nas Redes

Apelo de dois sobreviventes do incêndio de Pedrógão Grande viraliza nas redes sociais

Um apelo feito por um casal que sobreviveu à tragédia de Pedrógão Grande está a viralizar nas redes sociais. Lembrando que o incêndio cortou as comunicações, os supostos sobreviventes apelam à divulgação de informações que possam ajudar quem esteja em situação de risco.

De acordo com o texto original, que está a ser copiado e colado por vários internautas (daí ser impossível quantificar a viralização), o apelo é feito por um casal que estava na aldeia de Pêra, em Castanheira de Pêra, que esteve sob forte ameaça de uma das frentes do incêndio de Pedrógão Grande.

Nas localidades sem comunicações móveis, a única forma de contacto com ‘o mundo’ tem sido a televisão digital terrestre, que disponibiliza os quatro canais nacionais e outros três especializados, um dos quais de notícias.

O apelo é feito para que RTP, SIC e TVI transmitam “informações relevantes dos cuidados de quem está ainda nas suas casas”, dando alguns exemplos:

“Onde se devem abrigar (se em casa ou na rua);
Como se devem proteger (panos molhados na cara, hidratados etc….)
Que estradas estão cortadas/abertas bem como a direção do fogo;
Que aldeias vão ser evacuadas (para as pessoas estarem juntas e serem levadas)
Que aldeias foram evacuadas;
Façam uma lista de pessoas que estão a salvo nos abrigos e partilhem para os familiares e amigos ficarem descansados e saberem que estão bem”.

Em destaque

Subir