António Maio venceu Baja TT Idanha-a-Nova, sexta e penúltima prova do Campeonato de Portugal de Todo-o-terreno, que o piloto da Yamaha Pinhelworks Ray Just Energy passou a liderar.
Maio desempatou o comando partilhado com Mário Patrão, ao bater o seu adversário na prova da Escuderia de Castelo Branco. No final mais de 1m18s separaram os dois primeiros classificados.
“Estou muito satisfeito com a minha prestação e com mais uma vitória alcançada esta temporada. Ataquei forte desde o início e quando consegui alcançar o Mário Patrão, que tinha partido um minuto à minha frente, limitei-me a controlar”, afirmou António Maio no final.
“No segundo setor voltei a andar forte para manter a vantagem. Agora tudo se irá decidir em Portalegre, uma prova que me foi particularmente grata”, acrescentou o piloto alentejano pensando já na prova maior do todo-o-terreno nacional.
O último lugar do pódio foi para David Megre, piloto oficial da KTM, que venceu simultaneamente a classe TT1, enquanto Ruben Faria, a recuperar do pulso fraturado no Rali dos Sertões, foi o quarto classificado. O piso foi a maior dificuldade do piloto algarvio, que ao longo da prova foi recuperando andamento se subido na classificação.
“À medida que os pisos foram melhorando fui ganhando terreno aos pilotos que me precediam na classificação. Mas o tempo que perdi inicialmente foi muito. Mas para mim isso não era o importante. Saio daqui muito satisfeito com os progressos consegui fazer. Esta corrida foi um excelente treino”, declarou Ruben Faria.
Em termos de competição europeia o melhor foi Pedro Bianchi Prata, o que, somando ao atraso sofrido por Rudolf Lhotsky, deu o título ao piloto portuense, enquanto nos quads Roberto Borrego voltou a impor-se, batendo André Mendes por mais de seis minutos.
Classificação motos
1.º António Maio (Yamaha) 2h55m01,4s
2.º Mário Patrão (Suzuki) + 1m18,7s
3.º David Megre (KTM) + 18m35,6s
4.º Ruben Faria (KTM) + 20m15,7s
5.º Domingos Santos (Kawasaki) + 23m58,2s