Nas Notícias

António Costa: “Não é um tempo de demissões”

António Costa garantiu, esta segunda-feira, que este “não é um tempo de demissões mas de soluções”. O líder do Governo garante que depois deste verão “nada pode ficar como dantes”.

“O país tem sido assolado com a maior vaga de incêndios desde 2006”, afirmou o governante, numa declaração aos portugueses, salientando que este é “um momento de luto”, salientando ainda que o Estado tem de “prestar solidariedade”.

“Depois deste ano nada pode ficar como dantes”, assegurou o primeiro-ministro, que garantiu ainda que o “combate aos incêndios é prioritário”, nesta altura.

Questionado pelos jornalistas se tem confiança na ministra da Administração Interna, sobretudo depois das polémicas declarações da governante sobre as férias que ainda não teve (ver aqui), António Costa não falou diretamente de Constança Urbano de Sousa.

O primeiro-ministro preferiu destacar o papel das autoridades e da reforma da floresta e disse que Portugal precisa de “um sistema de prevenção melhor”.

“Quero deixar aqui o compromisso do Governo que, apagadas as chamas, a solidariedade estará na reconstrução”.

Na declaração ao país, António Costa criticou ainda o ordenamento florestal e avisou que vai avançar com uma reforma.

“A reforma da floresta não esgota consequências deste verão”, disse, manifestando que Pedrógão Grande “será sempre um caso único”, não querendo comparações com a vaga de fogos dos últimos dias.

“Dia de ontem [domingo] foi um dia terrível”

Aos portugueses, o chefe do Governo garantiu que “todos os meios disponíveis foram mobilizados” e revelou que foram acionados mecanismos de apoio internacional e as forças armadas.

António Costa deixou uma palavra de “gratidão” aos bombeiros e a todas as equipas de socorro.

O Executivo já tem decretados três dias de luto nacional e foi criada uma linha telefónica 800 246 246 para responder a pedidos de informação por causa dos fogos florestais.

Foi também declarada “calamidade pública” em todos os distritos a norte do Tejo para ajudar ao combate às chamas.

No próximo sábado existirá um Conselho de Ministros extraordinário no sábado.

Em destaque

Subir