Nas Notícias

António Costa: “Estamos num momento de necessária reflexão e indispensável mudança”

No Congresso Nacional dos Bombeiros, que decorre este domingo, em Fafe, António Costa falou sobre o momento que o país atravessa e prometeu apostar no reforço dos meios de combate para que as populações não sejam obrigadas a lutar sozinhas contra o fogo. O primeiro-ministro confessa que “estamos num momento de necessária reflexão e de o indispensável mudança”.

O Chefe do Governo comentou o recente ambiente vivido no país ao defender ser necessária uma aproximação entre a prevenção e o combate aos incêndios.

“Não quero voltar a ouvir as pessoas dizer que aqui não veio ninguém. Temos que ter os meios necessários”, declarou.

A discursar no Congresso Nacional dos Bombeiros, o primeiro-ministro garantiu o empenho do Governo em valorizar a capacitação da Proteção Civil e do Instituto de Conservação da Natureza, sem descurar o trabalho realizado pelos bombeiros.

“Temos todos de fazer um grande esforço de capacitação. O relatório [da comissão independente] é impiedoso sobre a forma como analisa a falta de capacitação da Autoridade Nacional de Proteção Civil ou do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, mas esse esforço de capacitação tem que envolver todos e, naturalmente, também os próprios bombeiros”.

António Costa explicou posteriormente que não se trata de “uma forma de desvalorizar os bombeiros”, mas que uma maior capacitação dos mesmos “é uma forma de valorizar o seu próprio contributo”.

“Estamos num momento de necessária reflexão e de indispensável mudança”, admitiu.

“É tempo de uma vez por todas percebermos que a reforma que necessitamos de fazer no sistema de prevenção e combate aos fogos florestais tem de ser uma reforma onde haja capacidade de unir e não de dividir”, sintetizou.

 

Em destaque

Subir