PT Animal

Animais de Ovar recebem uma prenda de Natal: uma provedora municipal

O município de Ovar anunciou, no dia de Natal, a nomeação da veterinária Sara Rola França como provedora do Animal.

Segundo a autarquia, a Provedoria do Animal, um órgão consultivo exclusivamente dedicado às questões da saúde e do bem-estar animal, pretende defender os interesses dos animais, dando resposta a denúncias por maus tratos, reduzir o número de abandonos e promover adoções conscientes.

Sara Rola França, engenheira zootécnica e médica veterinária, é a nomeada que se estreia nas funções.

“Convém que não se fique com a ideia de que a Provedoria pode fazer mais do que aquilo que lhe compete, já que é um órgão meramente consultivo, mas o nosso objetivo é promover o respeito pelos animais e orientar as pessoas que não sabem como atuar quando os vêm sujeitos a violência”, explicou a responsável, em declarações à Lusa.

“Nesse contexto, o facto de Ovar ser o segundo município português a ter uma Provedoria do Animal é um sinal claro de progresso por parte da autarquia, sobretudo num país em que, nesta como em tantas outras áreas, há muita legislação, toda ela pró-animal, a penalizar o abandono e a proibir maus tratos, mas depois, na prática, não há fiscalização que assegure a aplicação dessas leis”, acrescentou.

Só no ano passado “foram identificados em Portugal uns 10.000 casos de abandono de animais”, número que para Sara Rola França “parece claramente subestimado”, e apenas “13 situações conduziram à aplicação concreta de multas”.

Entre as prioridades da nova provedora do Animal encontra-se a promoção das práticas de adoção responsável, pois “não se pode adotar um animal em cima do joelho, sem avaliar antes se se terá condições para acautelar todas as suas necessidades ao longo da vida”.

Cao_Gato_Bebe1_900Salvador Malheiro, presidente da Câmara de Ovar, justificou a importância do novo órgão consultivo na prevenção das recorrentes situações de abandono num concelho que, “por estar encostado ao mar e ter uma larga área florestal, apresenta um número astronómico de animais errantes”.

“As zonas de praia e mata são mais desertas e é aí que as pessoas sem o mínimo de sentimentos costumam abandonar os animais quando já não querem ter o trabalho de tratar deles”, frisou.

A prática de serviços de esterilização a preços uniformizados em todas as clínicas veterinárias do concelho é outra das prioridades da Provedoria, assim como a necessidade de “reduzir ou eliminar a praga de pombos que existe no centro de Ovar”, um problema que Salvador Malheiro diz estar “a agravar-se nos últimos tempos”.

Quanto a outras questões de interesse para a dignidade animal, sugestões ou denúncias, o presidente da Câmara salientou que os munícipes podem apresentá-las através de um e-mail direto para a Provedoria, embora, no caso específico dos animais errantes, melhorar a situação dependa de um outro projeto.

“Está em andamento a construção de um canil que irá servir todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal da Ria de Aveiro e ter um polo em Ovar”, revelou: “Já há financiamento garantido e, até porque agora há legislação muito rígida que não o permite, não vai ser um sítio para abate de animais”.

Em destaque

Subir