Motores

Andreas Mikkelsen lidera após primeiro dia na Catalunha

Andreas Mikkelsen lidera o Rali da Catalunha após a disputa, esta sexta-feira, da primeira etapa, composta por seis classificativas em piso de terra, onde apenas perdeu a liderança no começo da tarde. Nessa altura o norueguês da Hyundai perdeu o comando brevemente para Mads Ostberg, antes de regressar à frente do rali, onde permaneceu, apesar de um problema de amortecedor na segunda passagem pela especial de Terra Alta.

O grande adversário de Mikkelsen acabaria por ser Sébastien Ogir, líder do Campeonato do Mundo, que concluiu este primeiro dia de prova a somente 1,4 segundos do norueguês.

“Foi realmente um bom dia para mim. Para ser honesto foi fantástico. Ok, na última especial tive um problema com um amortecedor, dei um toque a meio da classificativa quando estava mesmo distraído. Mas realmente já me sinto em casa com este rali. Digo-vos, estou a gostar disto”, declarou Mikkelsen no final do dia.

Nas assistências, em Salou, onde os carros mudaram já a sua configuração para asfalto já a pensar no segundo dia, Sébastien Ogier estará a pensar que ficará mais no seu elemento com o Ford Fiesta RS WRC da M-Sport, revivendo um pouco o cenário de provas como o Rali de Monte Carlo. Daí que o francês se sinta feliz pelo que o espera no segundo dia.

Já para Kris Meeke, que é terceiro a três segundos do líder, ficou a ideia de que poderia ter chegado à liderança, pois fez um pião na quarta especial. De resto o britânico da Citroën mostrou que a terra é o seu elemento ao assinar o melhor tempo no quinto troço. Algo que não deverá acontecer na segunda etapa, onde o asfalto convém mais aos seus rivais, ainda que o C3 WRC não seja mau nesse tipo de terreno.

Apesar de ter sido o primeiro líder do rali, Ott Tanak atrasou-se e terminou o dia no quarto posto a mais de seis segundos de Mikkelsen, sendo o segundo melhor representante da M-Sport, à frente de Mads Ostberg, que se sentiu frustrado com o quinto posto, devido a dificuldades no último troço do dia.
Thierry Neuville, que disputa o título com Sebastien Ogier, concluiu a tirada apenas na sétima posição, sendo apenas o terceiro piloto da Hyundai em prova.

A primeira grande ‘baixa’ da prova foi Jari-Matti Latvala, que teve problemas no seu Toyota Yaris WRC no decorrer da quinta classificativas, pelo que o melhor representante da marca japonesa é Juho Hanninen, oitavo, a mais de meio minuto do líder.

Classificação após a 6ª PE

1º Andreas Mikkelsen/Andreas Jaeger (Hyundai) 1h11m57,3s
2º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 1,4s
3º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) + 3,0s
4º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Ford) + 6,3s
5º Mads Ostberg/Tor Eriksen (Ford) + 7,1s
6º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 10,8s
7º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 12,8s
8º Juho Hanninen/Kaj Lindstrom (Toyota) + 33,6s
9º Stephane Lefebvre/Gabin Moreau (Citroën) + 1m02,2s
10º Esapekka Lappi/Jonas Ferm (Toyota) + 1m05,5s

Em destaque

Subir