Motociclismo

Andrea Dovizioso na ‘pole’ em Assen

DoviziosoAssen1

Andrea Dovizioso vai largar da ‘pole position’ para o Grande Prémio da Holanda de MotoGP, que este domingo se disputa no circuito de Assen, após uma qualificação marcada pela chuva.

Foi uma sessão marcada por inúmeras quedas, nomeadamente no começo, pois muitos pilotos optaram por pneus slick quando a pista estava ainda muito molhada, na primeira vez em que os Michelin eram colocados à prova nestas circunstâncias.

Alheio às quedas que afetaram Maverick Viñales e Marc Marquez, Andrea Dovizioso realizou uma volta ao traçado de Assen em 1m45,246s, que rapidamente a ‘pole’ por cerca de meio segundo, dando ao italiano o privilégio de largar na frente para uma prova do MotoGP pela terceira vez desde que serve a marca de Borno Panigale.

Como a primeira vitória de ‘Dovi’ aconteceu na Grã-Bretanha em 2009 à chuva, o transalpino tem de ser considerado como um dos grandes favoritos para a prova deste domingo.

RossiAssen1

Tratou-se de um bom dia para os pilotos de Itália, já que Valentino Rossi obteve o segundo melhor tempo, tirando partido, tal como Dovizioso, das condições climatéricas.

Tanto Marquez como Jorge Lorenzo tiveram uma sessão de qualificação cheia de problemas, o que pode beneficiar Rossi, uma vez que o italiano da Yamaha tem a oportunidade de encurtar a diferença que o separa do seu companheiro de equipa (22 pontos) no campeonato.

Marquez vai largar apenas da quarta posição da grelha, um resultado longe do ideal, mas que atendendo às condições em que foi conseguida poderia ter sido muito pior.

O piloto de Cervera foi atirado para a segunda fila do ‘grid’ por um surpreendente Scott Redding, que capitalizou as condições atmosféricas para ser o segundo melhor das Ducati, ainda que uma máquina da Pramac. Um contraste com Lorenzo, que vai largar de uma humilde 11.ª posição.

ReddingAssen1

Resultado da qualificação
1º Andrea Dovizioso (Ducati) 1m45,246s
2.º Valentino Rossi (Yamaha) 1m45,961s
3.º Scott Redding (Ducati) 1m46,430s
4.º Marc Marquez (Honda) 1m46,430s
5.º Cal Crutchlow (Honda) 1m46,568s
6.º Yonny Hernandez (Ducati) 1m46,828s
7.º Pol Espargaro (Yamaha) 1m46,997s
8.º Aleix Espargaro (Suzuki) 1m47,118s
9.º Andrea Iannone (Ducati) 1m47,567s
10.º Danilo Petrucci (Ducati) 1m47,601s

Em destaque

Subir