Nas Notícias

Aldeia cercada pelo incêndio de Pedrógão vota por unanimidade a retirada dos eucaliptos

Nem mais um eucalipto junto a Ferraria de São João. O povo da aldeia de xisto, no concelho de Penela mas que esteve cercada pelo incêndio de Pedrógão Grande, votou por unanimidade pelo arrancamento dos eucaliptos e plantação de árvores folhosas, como o sobreiro.

A decisão, tomada em assembleia de moradores, realizada no domingo, é unânime.

Os eucaliptos são para arrancar e no lugar deles serão plantadas árvores folhosas, “como sobreiros, carvalhos, medronheiros ou azevinho”, adianta o presidente da associação de moradores, Pedro Pedrosa, em declarações à agência Lusa.

O cerco das chamas provenientes de Pedrógão foi o passo decisivo para finalizar uma ideia que germinava há anos numa aldeia onde os incêndios são um perigo recorrente.

Um perímetro de 500 metros em volta de Ferraria de São João só poderá ter árvores folhosas, com o perímetro de 100 metros a funcionar como barreira de proteção para as casas dos cerca de 40 habitantes desta aldeia.

“O eucalipto devia ser proibido de plantar”, defende José Gonçalves, de 48 anos e que mora na aldeia há 25. “O sobreiral foi o que nos valeu”, insiste, criticando alguns vizinhos que “só não punham eucaliptos dentro da casa porque não conseguiam”.

“A origem deste projeto veio no rescaldo do incêndio” de Pedrógão Grande, “a demonstração a quem não queria acreditar”, acrescenta Pedro Rosa, que mora na aldeia há oito anos. O cerco pelo fogo “provou a todas as pessoas que não acreditavam” na necessidade de trocar os eucaliptos por outras árvores.

Agora, só os sobreiros dão alguma cor verde à envolvente a Ferraria de São João.

“Os pinheiros deram em secar e quem tinha terras de amanho, onde se semeava milho, centeio, batatas, começaram a desistir. Isto aqui era tudo terras amanhadas”, acrescenta Benilde Mendes, também em declarações à Lusa.

Em abril de 2015, um vídeo publicado por Gabriel Carneiro, praticante de BTT, mostra como os eucaliptos dominavam a paisagem junto à aldeia:

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=YR5GKOU48BMB

Em destaque

Subir