Nas Notícias

Administração pública com mais 159 veículos elétricos financiados pelo Fundo Ambiental

A administração pública vai ter mais 159 veículos elétricos financiados pelo Fundo Ambiental, que hoje assinou o contrato de compra, informou o Ministério do Ambiente e da Transição Energética.

As viaturas a ser compradas fazem parte da segunda fase do programa ECO-mob, tendo sido adquiridas na primeira fase 170 viaturas, que já foram entregues em vários pontos do país, incluindo as regiões autónomas.

No comunicado, lembra-se que o programa ECO-mob pretende atingir 1.200 viaturas elétricas na frota do Estado, através da substituição de unidades com mais de dez anos.

O financiamento previsto para todo o processo envolve mais de 23 milhões de euros (inclui-se pontos de carregamento, por exemplo), de acordo com o Fundo Ambiental.

No comunicado o Governo avisa que o Fundo Ambiental lança em breve outro aviso para apoiar a compra de 600 viaturas elétricas para a administração local, privilegiando-se as viaturas que se destinam ao transporte de doentes, uma competência que passou para os municípios.

O programa de apoio à mobilidade elétrica na administração pública visa reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e contribuir para a redução de emissões poluentes e do ruído em meio urbano.

Portugal assumiu o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2050, não emitido mais gases com efeito de estufa do que aqueles que consegue remover.

Na entrega de viaturas na primeira fase do programa o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, referiu que os transportes representam atualmente cerca de 25 por cento das emissões nacionais, tendo apresentado uma redução das emissões de 15 por cento desde 2005. E para descarbonizar a mobilidade, “a grande aposta começa nos transportes públicos”, disse o ministro.

Em destaque

Subir