Mundo

Mais de metade dos brasileiros não confia no governo em Bolsonaro

A maioria dos brasileiros (51 por cento) disse não confiar no Presidente do país, Jair Bolsonaro, pouco mais de seis meses depois da tomada de posse, refere uma sondagem divulgada hoje pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e o Ibope.

Os dados indicam que a percentagem dos brasileiros que não confiam em Bolsonaro passou de 45 por cento em abril para 51 por cento em junho. Já a percentagem dos que confiam caiu de 51 por cento para 46 por cento, no mesmo período.

No que diz respeito ao modo de gestão do chefe de Estado brasileiro, os níveis de desaprovação cresceram, entre abril e junho, de 40 por cento para 48 por cento, enquanto a aprovação recuou de 51 por cento para 46 por cento.

Os três indicadores que medem a popularidade do Presidente registam uma baixa, segundo a pesquisa do CNI Ibope.

Os que consideram o Governo ruim ou péssimo passou de 27 por cento para 32 por cento, os que consideram regular passou de 31 por cento para 32 por cento, e aqueles que consideram o executivo ótimo ou bom caiu de 35 por cento para 32 por cento.

“A queda na popularidade do presidente é maior entre as mulheres, entre os respondentes com até a quarta série da educação fundamental, entre os brasileiros com menor rendimento familiar e entre os residentes nas regiões norte, centro-oeste e nordeste”, referem os dados.

Questionados sobre as perspetivas para o restante do Governo do Presidente Bolsonaro, 39 por cento dos entrevistados disse esperar que seja ótimo ou bom, 27 por cento regular, 29 por cento ruim ou péssimo, e 6 por cento não responderam.

A pesquisa (CNI) Ibope foi realizada entre os dias 20 e 23 de junho e abrangeu duas mil pessoas em 126 municípios do Brasil.

Em destaque

Subir