Nas Notícias

A professora que obrigou o aluno a comer a sopa que tinha vomitado foi suspensa por 20 dias

A inspeção regional da Educação suspendeu, por 20 dias, a professora que obrigou um aluno de 8 anos a “comer a sopa após a ter vomitado”, a 11 de outubro no ano passado.

A situação tinha sido denunciada pela encarregada de educação da criança, que frequenta a Escola Básica e Secundária das Flores, nos Açores.

Em declarações à Lusa, o inspetor regional da Educação dos Açores, Rúben Fournier, revelou que o despacho da suspensão da professora data de 13 de fevereiro.

“Para o devido apuramento dos factos, foi instaurado processo disciplinar à docente”, tendo ficado provado que ela “ordenou que o aluno continuasse a comer a sopa, apesar de este ter dito que não conseguia comer mais, tendo vomitado para o prato o que tinha acabado de ingerir”, adiantou Rúben Fournier.

“De seguida, a professora obrigou o aluno a comer o resto da sopa e o alimento vomitado”, acrescentou o inspetor regional da Educação.

“Após toda a produção de prova e dos factos dados como provados, a conduta da docente foi punida com sanção de suspensão pelo período de 20 dias, implicando o afastamento da docente das suas funções durante este período, perda das remunerações correspondentes e da contagem de tempo para a antiguidade”, explicou.

Rúben Fournier avançou ainda que “a docente visada leciona desde 2012 e não tinha quaisquer antecedentes disciplinares”.

Em destaque

Subir