Mundo

A incrível história da menina que foi mãe aos 5 anos

MãeLina Medina entrou para a história da medicina por ser a mãe mais jovem do mundo: deu à luz aos 5 anos e sete meses. A mãe mais precoce do mundo, que vive no Perú, conta hoje 81 anos e mantém um segredo guardado: não diz quem é o pai de Geraldo, o seu filho, que morreu aos 40 anos.

Lina Vanessa Medina nasceu no dia 27 de setembro de 1933, cresceu na região de Huancavelica, no Peru, e saiu do anonimato ao ser a mais jovem mãe do mundo: deu à luz aos 5 anos e sete meses.

Apesar de ser uma criança normal, apresentava sinais de puberdade precoce, como pequenos seios e menstruação. Os exames médicos a que viria a ser submetida revelaram que aos dois anos e meio tinha o sistema reprodutivo totalmente desenvolvido.

Prestes a completar 5 anos, apresentou os sinais da gravidez, ainda que os pais nunca tivessem colocado essa hipótese. Suspeitavam de aquele desenvolvimento anormal do abdomén fosse um tumor, ou uma bruxaria, e visitaram um curandeiro.

No entanto, o curandeiro não foi capaz de perceber o que se passava e aconselhou a família a visitar um médico. O enigma foi decifrado: o clínico descobriu que Lina estava grávida, já com sete meses.

O parto ocorreu de cesariana, no dia 14 de maio de 1939. O bebé, um menino, pesava 2,7 quilogramas e foi batizado de Geraldo, em homenagem ao médico que acompanhou o processo. Lina contava 5 anos e sete meses de vida.

Só aos 10 anos de idade Geraldo soube a verdade. Até então, pensou que Lina era sua irmã.

Nesta história há um segredo bem guardado. Quem é o pai de Geraldo? A mãe mais jovem do mundo nunca quis dizer o nome. E recusa-se abordar assunto.

Mas o seu próprio pai chegou a ser suspeito dos crimes de violação da filha e incesto. Acabou libertado, por falta de provas.

Esta peruana ainda é viva e tem 81 anos. Vive num bairro pobre em Lima. O seu filho morreu em 1979, aos 40 anos, vítima de uma doença na medula óssea.

Veja as imagens:

Em destaque

Subir