Cultura

‘O Grito’ mais caro de sempre custou 91 milhões de euros

ogrito_1Quadro pintado pelo norueguês Edvard Munch foi a leilão nos Estados Unidos e foi comprado por mais de 90 milhões de euros. Identidade do comprador não é para já conhecida.

Chama-se ‘O Grito’, é um quadro pintado por Edvard Munch em 1893, e bateu esta semana um recorde das artes. A obra foi leiloada nos Estados Unidos esta quarta-feira, tendo sido adquirida por quase 120 milhões de dólares, qualquer coisa como 91 milhões de euros.

Quanto ao novo dono do quadro, pouco se sabe, apenas que efetuou a licitação recorde por via telefónica, não tendo portanto marcado presença no leilão efetuado pela Sotheby’s, leiloeira britânica.

‘O Grito’ teve como base de licitação 30 milhões de euros, um valor mais que triplicado no final da ‘disputa’ pela obra de Edvard Munch.

O quadro, pintado a óleo, têmpera e pastel, é datado de 1893 e foi criado pelo norueguês Edvard Munch, expressionista falecido em 1944. A figura representa uma personagem andrógina com uma expressão de desespero. Como fundo, na altura, Munch pintou a doca de Oslofjord, na capital da Noruega. A par de Mona Lisa, de Leonardo Da Vinci, ‘O Grito’ é considerado uma das mais importantes e icónicas pinturas do mundo. Vale agora mais de 90 milhões de euros.

Veja a imagem:
ogrito_1_big

Em destaque

Subir