Nas Notícias

Mostra do ICBAS ensina a detetar diabetes em animais de companhia

gato_sapatilhaOs alunos do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) levam a cabo uma iniciativa que tem como objetivo ensinar a diagnosticar diabetes em animais de companhia. A ação decorre a partir de hoje, no Pavilhão Rosa Mota, e prolonga-se até domingo.

‘Médico Veterinário: uma profissão, muitas faces’ é o tema da exposição do Mestrado Integrado de Medicina Veterinária, que vai estar patente na 10.ª Mostra da Universidade do Porto, do ICBAS, que decorre entre 22 e 25 de março, no Pavilhão Rosa Mota.

Através de atividades laboratoriais ou jogos interativos os visitantes vão aprender a descobrir os animais diabéticos e a analisar a qualidade dos alimentos, como os ovos.

Os visitantes poderão também descobrir mais sobre as atividades relacionadas com a profissão. Serão apresentadas informações que nos levem a refletir e que mostram a contribuição do médico veterinário na ajuda dos animais menos favorecidos.

A mudança de tonalidade da pele de linguados para se confundirem com o fundo marinho, experiências com ferramentas de cirurgia laparoscópica, ou o diagnóstico da diabetes nos animais de companhia.

Eis alguns exemplos de outros trabalhos que podem ser vistos nos stands dos cinco cursos desta mostra. Dar a conhecer as várias saídas profissionais aos estudantes do ensino básico e secundário é o principal objetivo do evento.

Este ano, na Mostra anual da UP, o ICBAS destaca cinco grandes áreas: Ciências do Meio Aquático, Medicina, Medicina Veterinária, Bioengenharia e Bioquímica, onde os visitantes, de forma interativa, vão poder abordar as várias áreas de atuação do Instituto.

Na área da licenciatura das Ciências do Meio Aquático vão estar expostos aquários, com espécies que habitam a zona entre-marés e algumas lampreias, tendo os visitantes ainda a oportunidade de verificar a mudança de tonalidade na pele dos linguados e efetuar experiências sobre o comportamento dos peixes Betta.

Rastreios para doenças metabólicas com repercussão cardiovascular (obesidade, diabetes e colesterol), rastreios a doenças pulmonares, bem como informação sobre prevenção dessas patologias estarão à disposição na área do Mestrado Integrado em Medicina. Aqui, os visitantes experimentam ferramentas de cirurgia laparoscópica, uma forma de tratamento menos custosa e mais rápida.

Em destaque

Subir