Economia

Dívida pública coloca Portugal no pódio dos devedores na Europa

EuroQue Portugal deve mais do que produz não é surpresa para ninguém. O problema é que essa diferença acentuou-se no terceiro trimestre de 2011, altura em que o rácio atingiu os 110 por cento do PIB. Só a Grécia e a Itália têm percentagens superiores.

O Eurostat divulgou hoje as análises das dívidas públicas dos países da zona Euro e Portugal destacou-se pela negativa. O rácio da dívida pública nacional atingiu os 110,1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2011, sendo a terceira mais elevada da Europa, apenas atrás de Grécia (159,1) e Itália (119,6 por cento).

Mais negativa foi a tendência, pois os dados do Eurostat revelam que o rácio da dívida portuguesa foi o segundo que mais aumentou na comparação anual, subindo 18,9 por cento por comparação com o período homólogo de 2010. Pior do que este registo só na Grécia, como esperado, onde se quedou pelos 20,3 por cento.

O gabinete de estatísticas da União Europeia revelou ainda que a dívida pública global na zona Euro ascende aos 87,4 por cento do PIB, ao passo que nos 27 estados-membros o rácio se situa nos 82,2 por cento.

Em destaque

Subir