Tecnologia

Apple retira aplicações clonadas da App Store

apple_2A decisão é aplaudida por milhões de utilizadores mas ao que se fala peca por tardia. Empresa da maçã decidiu finalmente apagar da sua loja de aplicações vários jogos que eram cópias de originais, entre eles um clone de Angry Birds.

A Apple tomou a decisão e rapidamente as vozes de milhões de utilizadores se fizeram ouvir. O problema é velho, a solução parecia óbvia e simples. Contudo, pelos vistos foram precisas centenas ou milhares de queixas para que a empresa liderada por Tim Cook tomasse medidas.

Desde há muito tempo que inúmeras aplicações clone podem ser vistas na App Store. Não passam de simples cópias que, pelo nome e pelo seu motor, são muitas vezes confundidas com os originais. O risco de quem as disponibiliza vale bem a pena, visto que são muitos aqueles que são enganados a fazer a compra de determinada aplicação, dando dessa forma dinheiro a quem as coloca online.

O que não faltam são exemplos mas a Apple começou esta semana a eliminar tudo o que foi à partida copiado.

Anton Sinelnikov, um programador de aplicações para iOS, foi um dos que sentiu na pele o reverso da medalha. Ao todo detinha 68 jogos na App Store. A partir desta segunda-feira, fica lá com apenas 11, os que à partida são originais. De resto, jogos que produziu com nomes reveladores, como Plants vs Zombies, ou Angry Ninja Birds, foram apagados da loja de aplicações da conhecida empresa do iPhone.

Resta agora saber se esta ‘vistoria’, aplaudida por muitos, é para ser repetida futuramente por parte da Apple.

Segundo o site Eurogamer, a Zynga, empresa que, entre outros títulos, criou o Farmville, sucesso na rede social Facebook, foi apontada recentemente como uma das produtoras que tem jogos clonados na App Store.

Em destaque

Subir