Mundo

Drones: Japão pensa em distribuir medicamentos pelos ares

O Japão quer que, em 2018, as entregas de medicamentos sejam feitas por drones. Para tornar o serviço possível, o governo nipónico terá de aumentar as bandas de frequência e criar a legislação que defina os corredores para estas ‘farmácias voadoras’.

Daqui a uns anos, se estiver numa zona isolada do Japão e necessitar de um produto médico, não desespere: olhe para o céu e procure ajuda.

Não se trata de uma ajuda divina, mas de um drone. O Governo japonês acaba de anunciar que quer ver a funcionar, em 2018, uma rede de drones que assegure a distribuição de medicamentos e dispositivos médicos em áreas isoladas.

Segundo a notícia avançada pelo jornal Nikkei, a ideia é fazer com os aviões não tripulados possam levar produtos urgentes, como sangue para transfusões e medicamentos, até zonas onde as instalações médicas estejam menos prontas a responder às emergências.

Para a medida ser o possível, o Japão terá de expandir as bandas de frequência que estão definidas e aumentar a potência de saída das estações de redes sem fio.

Ao nível legal, o Governo terá de definir uma legislação que crie rotas para a circulação dos drones, até para assegurar a prioridade dos equipamentos que vão realizar o serviço de transporte de medicamentos, e quais os produtos que podem carregar.

Os utilizadores de drones não podem voar sobre zonas residenciais habitadas (só com autorização governamental) e têm de manter determinadas distâncias para as pessoas e os edifícios, mas não existe qualquer rota definida.

Aliás, a legislação sobre drones só começou a ser feita depois de, no passado mês de setembro, um utilizador ter ‘passeado’ material radioativo por cima da residência do primeiro-ministro, Shinzo Abe.

Estão já agendadas reuniões entre responsáveis governamentais e altos dirigentes de empresas como a Toyota e a Amazon.

Esta última, recorde-se, começou a testar em março um serviço de entrega de encomendas por drones, em Miami, nos EUA.

A ideia não é nova: como o vídeo abaixo informa, a DHL alemã já está há um ano a testar a entrega de medicamentos por drones.

Em destaque

Subir