Motores

Ott Tanak destaca-se no Rali do Chile

Ott Tanak assumiu a liderança do Rali do Chile no decorrer da primeira etapa, hoje realizada naquele país da América do Sul.

O estónio da Toyota impôs-se na segunda especial na prova e a partir passou a comandar o rali ganhando progressivamente vantagem sobre o seu mais direto adversário, Sebastien Ogier.

Tanak não foi o mais rápido em todas classificativas a partir daí, mas a verdade é que foi construindo uma importante margem para o hexacampeão do Mundo, que concluiu o dia a 23 segundos do piloto da Toyota.

Ogier não venceu qualquer especial, mas a verdade é que controlou melhor as perdas para o líder que os restantes adversários, nomeadamente Jari-Matti Latvala, que foi o primeiro comandante do rali ao ser o melhor no troço de abertura.

Numa prova que parece um misto de Rali da Grã-Bretanha com Rali da Austrália Thierry Neuville foi o piloto da Hyundai que melhor se adaptou às condições do terreno, ganhando duas especiais e concluindo esta primeira etapa na quarta posição, ainda que a quase meio minuto de Tanak.

Confirmando que os Yaris WRC estão perfeitamente adaptados às características da prova chilena – ou pelo menos às da primeira etapa – Kris Meeke colocou o terceiro Toyota na quinta posição e de lá não saiu até ao final do dia, que conclui a mais de 47 segundos do líder.

Sebastien Loeb teve algumas dificuldades iniciais, perdendo algum tempo nas classificativas matinais, mas ainda assim foi consistente na segunda metade da etapa, que terminou na sexta posição, a pouco mais de dois segundos do quinto classificado.

Mais atrás encontra-se o melhor representante da M-Sport Ford, Elfyn Evans, que não conseguiu aproveitar as condições muito ‘britânicas’ deste rali sul-americano, concluindo o dia no sétimo posto, a mais de um minuto de Ott Tanak.

Entre os pilotos de fábrica a grande deceção foi mesmo Andreas Mikkelsen. O norueguês da Hyundai não conseguiu replicar a exibição que teve na Argentina foi perdendo tempo ao longo da etapa, que concluiu a mais de dois minutos do líder, tendo atrás de si apenas os segundos pilotos da M-Sport e da Citroën, Teemu Suninen e Esapekka Lappi.

Classificação após a 6ª PE
1º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) 1h24m12,8s
2º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroen) + 22,4s
3º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) + 28,8s
4º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) +29,5s
5º Kris Meeke/Sebastian Marshall (Toyota) + 46,4s
6º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai) + 48,7s
7º Elfyn Evans/Scott Martin (Ford) + 1m01,4s
8º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 2m08,1s
9º Teemu Suninen/Markko Salmini (Ford) + 2m09,1s
10º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroën) + 2m18,3s

Em destaque

Subir