Nas Notícias

Cancro: Estudo aponta vantagens aos bisfosfonatos usados contra a osteoporose

comprimidos v2Uma terapia usada para combater a osteoporose pode ser eficaz contra alguns tipos de cancro. Um estudo realizado nos EUA comprovou que os bisfosfonatos bloqueiam a ação dos recetores de proteínas, os agentes que aceleram a proliferação das células cancerígenas.

Uma terapia para a prevenção e tratamento da osteoporose, à base de bisfosfonatos, poderá ser também eficaz contra alguns tipos de cancro do pulmão, da mama e do cólon, de acordo com um estudo realizado nos EUA.

Analisando os resultados de testes realizados em ratos e células humanas, os investigadores da Faculdade de Medicina de Mount Sinai, em Nova Iorque, concluíram que a atuação dos bifosfonatos nestes cancros permite bloquear a ação de recetores de proteínas (os recetores do fator do crescimento epidérmico, ou HER, os quais geralmente aceleram a proliferação das células cancerígenas.

“A nossa investigação identificou um mecanismo que permite o uso de bisfosfonatos para tratar e prevenir cancros de pulmão, mama e cólon, cuja agressividade é alimentado pelo recetor HER”, salientou Mone Zaidi, um dos investigadores envolvidos.

De acordo com a AFP, o estudo demonstrou ainda que os pacientes que tomam bisfosfonatos orais para tratar a osteoporose tiveram uma menor incidência do cancro do cólon e da mama, apresentando efeitos profiláticos.

Refira-se que a ação dos bisfosfonatos (comercializados sob o nome de Fosamax e Zometa, entre outros) já tinha sido observada em mulheres com um tumor na mama.

Em destaque

Subir