Nas Notícias

“Xurdir”, verbo que se conjuga todos os dias em Mirandês, a segunda língua oficial portuguesa

miranda douroO concurso da Porto Editora para a Palavra do Ano 2014 dá uma hipótese: “xurdir”, um verbo pouco conjugado em Português. Mas Portugal não tem apenas uma língua oficial. É verdade. Fala-se também o Mirandês, em Miranda do Douro e em algumas aldeias vizinhas. “Xurdir” é usado muito recorrentemente com o significado de “fazer”. Em Português, e segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, significa “lutar pela vida”, ou “trabalhar sem descanso”.

A eleição da Palavra do Ano, promovida pela Porto Editora, fez multidões correr ao dicionário, para perceber o significado da palavra.

Porém, em Miranda do Douro e algumas aldeias e concelhos limítrofes, essa consulta foi dispensada, porque “xurdir” ‘faz-se’ todos os dias.

A palavra é usada no sentido de “fazer”, precisamente. “Que andas tu a xurdir?” pergunta-se todos os dias, de forma banal, sempre que um mirandês encontra outro.

Colocar “xurdir” entre as 10 candidatas à Palavra do Ano 2014 fez-nos também saber, recordar ou esclarecer um facto: em Portugal, ao contrário do que se possa pensar, há mais do que uma língua oficial.

Em 1999, o dialeto passou a ser língua oficial, reconhecido pelo decreto-lei 7/99, de 29 de janeiro. O Mirandês é assim uma das duas ‘lhénguas’ lusas. Ainda que esta esteja ameaçada.

Para combater iminente perda cultural, desde 1986/1987 há a opção de ensino de Mirandês, nas escolas do ensino básico do concelho de Miranda do Douro.

A Porto Editora permite-nos também combater esta realidade e obriga-nos a… xurdir pela nossa segunda língua.

Em destaque

Subir