Nas Notícias

Deputados da Assembleia da República realizam teste ao VIH

ar2 Os deputados da Assembleia da República vão ter uma manhã diferente no dia 24 de novembro. A todos será proposta a realização do teste à infeção pelo VIH no âmbito da Semana Europeia do Teste VIH, que decorre entre os dias 21 e 28 de novembro. Alertar para a importância do diagnóstico precoce da infeção e incentivar os portugueses a realizarem o teste são os objetivos do GAT (Grupo de Ativistas em Tratamento) ao dinamizar em Portugal esta iniciativa europeia.

Durante uma semana, por todo o país vários centros de saúde e associações disponibilizam-se para realizar testes ao VIH a todas as pessoas interessadas, além de promoverem informação sobre prevenção.

Os profissionais de saúde dos centros aderentes proporão o teste a todas as pessoas que possam ter sido expostas ao VIH, que tenham sido diagnosticadas com outras doenças sexualmente transmissíveis, que tenham sido diagnosticadas com hepatite C ou tuberculose e que apresentem sinais ou sintomas da infeção por VIH.

Em Portugal estima-se que existam entre 38 mil e 62 mil pessoas infetadas, o que faz com que o nosso país tenha uma das prevalências mais altas de toda a Europa (entre os 0,7 e o 0,9 por cento – UNAIDS, 2013). Portugal encabeça assim a lista dos cinco países mais afectados por esta epidemia na Europa.

Em 2014, 685 organizações de 57 países da União Europeia vão disponibilizar durante uma semana testes ao VIH de forma rápida, gratuita e confidencial.

Em Portugal, o GAT, em parceria com 26 organizações da sociedade civil, proporá o teste (gratuito, confidencial e anónimo) de forma consistente fora dos contextos formais de saúde, facilitando assim o acesso ao teste do VIH.

O GAT terá tendas no Largo de Camões, em Lisboa, onde qualquer pessoa poderá realizar o teste do VIH.

No final da sessão plenária da manhã os deputados Maria Antónia Almeida Santos (Presidente da Comissão de Saúde) e Ricardo Baptista Leite (Coordenador do Grupo de Acompanhamento da Problemática do VIH e SIDA) estarão disponíveis para fazer declarações.

Em destaque

Subir