Mundo

Ataque a hotel em Cabul fez 30 mortos, segundo balanço oficial

Um novo balanço oficial do ataque ocorrido este sábado, no Hotel Intercontinental, em Cabul, confirma a morte de pelo menos 30 pessoas.

O porta-voz do Ministério do Interior afegão, Najid Danish, havia confirmado o número de 18 vítimas em declarações ao canal Tolo news, sendo que este novo balanço aponta para, pelo menos, 30 vítimas mortais.

“Catorze estrangeiros e quatro afegãos foram mortos”, disse, ao início da tarde este domingo.

Mais tarde, à agência espanhola EFE, o mesmo porta-voz indicou que, entre as vítimas, existem cidadãos da Ucrânia, Venezuela, Grécia e Quirguistão, sendo que 11 das vítimas mortais são funcionários da companhia aérea Kam Air. Por sua vez, a empresa comunicou a morte de 10 funcionários estrangeiros: oito ucranianos e dois venezuelanos.

O anterior balanço do ataque, reivindicado entretanto pelos talibãs, dava conta de seis vítimas mortais, incluindo um cidadão oriundo da Ucrânia. A identificação do cidadão ucraniano foi confirmada pelo governo de Kiev.

Já ao final da tarde deste domingo, um elemento das forças de segurança, citado pela agência Reuters, afirmou que o número de vítimas era superior a 30.

Os atacantes foram todos mortos.

O ataque aconteceu este sábado, quando um grupo de atacantes entrou no hotel pouco depois das 21h00 locais – 17:30 em Lisboa – e explodiu uma granada antes de começar a disparar sobre os presentes.

O Hotel Intercontinental, situado numa colina e que tem um nível de segurança elevado, tendo sido alvo de um forte ataque, em 2011, que vitimou 21 pessoas.

É um dos principais edifícios de Cabul, utilizado especialmente para eventos como conferências, contando várias vezes com a participação de funcionários do governo.

Em destaque

Subir