Tecnologia

Coimbra: Universidade representa Portugal em Marte

Daqui a dois anos (2014) Portugal terá parte de si em Marte. Um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra e do Instituto Pedro Nunes apostam num novo gel isolador que fará parte do revestimento do robô Rover.

A missão a Marte arranca em 2014 e um grupo de portugueses vão contribuir para o sucesso da mesma. Cientistas da Universidade de Coimbra e do Instituto Pedro Nunes desenvolveram um gel especial com propriedades inovadoras no isolamento.

O mesmo será utilizado no robô Rover, da Agência Espacial Europeia (ESA), que o enviará para Marte em 2014. O produto destaca-se pela sua capacidade única de isolamento a partir de uma secagem à de sílica. O mesmo já foi testado com resultados positivos e está agora em fase terminal de aprovação.

O projeto teve o apoio da empresa Ative Space Technologies e foi financiado em cerca de um milhão de euros pela ESA e pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Pela complexidade do planeta Marte, estão atualmente a ser simuladas as condições como temperatura, níveis de radiação e vácuo e forma a estudar o comportamento do produto.

Em entrevista ao Sapo Tek, Ricardo Patrício referiu que “são ensaios de muita exigência porque o aerogel tem de suportar pressões e temperaturas muito diversas em Marte, um planeta com características muito particulares”, afirmou um dos responsáveis pelo projeto.

O lançamento do Rover está previsto para 2014 pela Agência Espacial Europeia

Em destaque

Subir