Nas Notícias

Sem vaga nos hospitais, jovem viaja 400 quilómetros de ambulância e helicóptero

inem heliinem 600Jovem em estado grave teve de percorrer 400 quilómetros, numa ambulância, por não ter vagas em diversos hospitais. Depois de um acidente de viação em Chaves, Hugo Sarmento, de 20 anos, foi sujeito a uma odisseia até ser tratado. “Isto é um escândalo”, diz José Sarmento, pai do jovem, em declarações à RTP. Hugo está em coma induzido, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Hugo Sarmento sofreu um acidente de viação em Chaves, no passado sábado. E por paradoxo que pareça deu início a uma série de viagens, percorrendo 400 quilómetros, numa de ambulância, porque não havia hospitais, no norte e no centro do país, com vagas em neurocirurgia.

Em estado grave, a vítima esteve três horas à espera de ser atendido, segundo relata a RTP. De seguida, foi sujeito a mais quatro horas de viagem, de Chaves a Torres Novas. Mas a viagem de Hugo Sarmento ainda não tinha chegado ao fim: um helicóptero proveniente de Coimbra transportou o jovem para Lisboa.

Em declarações à estação pública o pai do jovem manifesta-se revoltado, sobretudo pelo facto de a vítima não ter sido atendida antes de ser transferida para outro clínico.

“Não havia vagas e os serviços estavam cheios. No norte, não havia uma vaga em neurocirurgia. É que nem o atenderam. O mais revoltante é que poderiam atendê-lo e transferi-lo para um médico. Mas nem isso fizeram. Nem o quiseram receber em nenhum hospital do norte. Isto é um escândalo”, diz José Sarmento, pai do jovem, em declarações à RTP.

Hugo Sarmento, que chegou a perder a consciência em resultado do acidente, está em coma induzido, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Em destaque

Subir