Motociclismo

MotoGP: Lorenzo vence em Phillip Island após desclassificação de Marquez

LorenzoAustralia2LorenzoAustralia 2bigJorge Lorenzo venceu o Grande Prémio da Austrália de MotoGP, disputado este domingo no circuito de Phillip Island. Uma prova polémica, já que a paragem obrigatória para trocar de moto – por causa de problemas nos pneus traseiros da Bridgestone – acabou por estar na origem da desclassificação de Marc Marquez.

À partida para esta prova a expetativa era grande, não apenas para saber se Marquez iria garantir desde já o título mundial, mas também – e sobretudo – para ver o que resultaria da obrigatoriedade de trocar de moto a meio da prova, uma vez que a Bridgestone não garantia que os pneus traseiros pudessem durar as 19 voltas que compunham a corrida.

Os pilotos teriam que parar, o mais tardar, à 10.ª volta. Norma que acabaria por ter influência no desfecho da prova e também na situação do campeonato. Isto porque depois de Jorge Lorenzo liderar o começo da prova e parar na volta 10, Marc Marquez manteve-se em pista. Este erro da equipa oficial da Honda acabaria por valer a desclassificação do jovem piloto espanhol de 20 anos.

MarquezAustralia 2 big

Antes de recolher à boxe depois de levar a bandeira preta, Marquez ainda teve para uma pequena colisão com Lorenzo, já que após trocar de moto entrou inopinadamente em pista. No toque o piloto da Honda magoou-se no braço direito e fez sair um dos deslizadores do seu rival da Yamaha.

Lorenzo, que em condições normais já contava entregar o título a Marquez, acabou por vencer, reduzindo para apenas 18 pontos a diferença para o seu rival, aumentando a emoção na luta pelo campeonato a uma semana da próxima corrida, no Japão.

Dani Pedrosa, que trocou de moto uma volta antes de Jorge Lorenzo, acabou a prova no segundo posto enquanto Valentino Rossi completou o pódio, depois de levar a melhor no duelo que o opôs a Cal Crutchlow a Alvaro Bautista ao longo de toda a corrida.

Classificação

1.º Jorge Lorenzo (Yamaha) 29m07,155s
2.º Dani Pedrosa (Honda) +8,936s
3.º Valentino Rossi (Yamaha) + 12,344s
4.º Cal Crutchlow (Yamaha)  + 12,460s
5.º Álvaro Bautista (Honda) + 12,513s
6.º Bradley Smith (Yamaha) + 28,263s
7.º Nicky Hayden (Ducati) + 32,953s
8.ºAndrea Iannone (Ducati) + 35,062s
9.º Andrea Dovizioso (Ducati) + 35,104s
10.º Randy De Puniet (ART) + 37.426s

Em destaque

Subir