Velocidade

WEC: Audi sagra-se campeã do Mundo numa prova em que não se correu

AudiCampeaWEC1AudiCampeaWEC600O mau tempo que se abateu este domingo sobre o Circuito de Fuji não permitiu que se corresse a sexta prova do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC), ainda que as 16 voltas que foram disputadas atrás do Safety Car fossem suficientes para dar à Audi o título de marcas.

Foram duas as tentativas que Eduardo Freitas – o director de corrida do WEC – fez para que fossem disputada em condições normais as 6 Horas de Fuji, mas em vão. Quando se formava a grelha de partida para o início da prova uma chuva diluviana caía sobre o circuito japonês.

Finalmente, e após mais de três horas de espera a prova foi dada como concluída, ainda que nunca se tenham acendido os semáforos verdes, com Kazuki Nakajima, no Toyota n.º 7 a ser declarado vencedor.

“Estou contente que a equipa tenha ganho uma corrida, mas espero que seja possível vencer uma corrida de forma normal. Isto assim não é competir. Infelizmente o público do meu país não pôde ver uma corrida a sério, mas a segurança tem de estar em primeiro lugar”, afirmou o piloto japonês, que deveria ter partilhado o Toyota com Alexander Wurz e Nicolas Lapierre, que se limitaram a assistir aos acontecimentos das boxes.

O mesmo sucedeu com Tom Kristensen e Allan McNish, já que a bordo do Audi n.º 2, que foi classificado na segunda posição, apenas esteve o seu companheiro de equipa Loïc Duval. Um resultado que deu de imediato o título à marca dos quatro anéis.

6HorasdeFujiInfelizmente problemas remeteram o outro Audi e o outro Toyota para a cauda do pelotão, de onde não saíram já que não houve corrida. Da mesma foram Andrea Belicchi nada teve de fazer para levar o Lola Toyota da Rebellion, que se classificou na terceira posição e foi o melhor protótipo de uma equipa privada.

Uma prova em que também Pedro Lamy devia ter alinhado, se tivesse tido a oportunidade de guiar o Aston Martin n.º 99 que apenas o seu companheiro de equipa Richie Stanaway tripulou. O mesmo aconteceu com Rui Águas, que dividiu o Ferrari da Staworks com Enzo Potolicchio e Davie Rigon.

Classificação

1º. Nakajima/Wurz/N. Lapierre (Toyota)
2.º Duval/Kristensen/A. McNish (Audi)
3..º Belicchi/Beche (Lola Toyota)
4.º Baguette/González/Plowman (Morgan Nissan)
5.º Conway/Rusinov/Martin (Oreca Nissan)
6.º Wirdheim/Hiranaka/Ueda (Zytek-Nissan)
7.º Pla/Hansson/Brundle (Morgan Nissan)
8.º Graves/Walker/Nakano (Oreca Nissan)
9.º Bradley/Koizumi/Matsuda (Morgan Nissan)
10.º Pérez-Companc/Minassian/Kaffer (Oreca Nissan)

13.º Turner/Mücke/Makowiecki (Aston Martin)
20.º Potolicchio/Águas/Rigon (Ferrari)
28.º Stanaway/Lamy (Aston Martin)

Em destaque

Subir