Insólito

Hungria: Bomba da II Guerra Mundial obriga a evacuar 10 mil pessoas de Szekesfehervar

hungria bombaOs dias têm sido bombásticos na Hungria, com as autoridades a descobrirem várias ‘relíquias’ da II Guerra Mundial. Hoje, um bomba de 100 quilos foi descoberta numa zona residencial de Szekesfehervar, obrigando as autoridades a evacuar cerca de 10 mil pessoas.

A Hungria tem assistido, nos últimos dias, a uma explosão de descobertas de armamento datado da II Guerra Mundial. Hoje, a descoberta de uma bomba de 100 quilos numa zona residencial de Szekesfehervar, mesmo no centro desta cidade com mais de 100 mil residentes, obrigou as autoridades a evacuar cerca de 10 mil pessoas.

De acordo com a informação prestada pelo presidente da Câmara de Szekesfehervar, Norbert Dancs, o engenho removido, descoberto numa caixa de areia de um jardim de infância, continha 25 quilos de explosivos e terá sido fabricado na antiga União Soviética. “É raro encontrar uma grande bomba numa área habitada na Hungria nos dias de hoje”, admitiu o autarca.

Ontem, a descoberta de uma outra bomba perto do castelo de Buda, na capital, obrigou à evacuação de cerca de 1500 pessoas. Este engenho fora encontrado durante a construção de um bloco de apartamentos.

A Hungria foi palco de alguns dos bombardeamentos mais intensos nos últimos meses da II Guerra Mundial na Europa, quer por parte da Alemanha, quer pelas forças aliadas. Só na capital, Budapeste, houve registo de 37 bombardeamentos. Muitas das bombas não detonaram e, com o tempo, foram ficando soterradas, sendo agora descobertas em trabalhos de urbanização.

Desde 2008, a descoberta de engenhos explosivos já forçou a 14 evacuações em Budapeste.

Em destaque

Subir