Desporto

FC Porto campeão na casa do Benfica

FC Porto sagra-se campeão nacional, depois de vencer o Benfica por 2-1. Dragões conquistam o 25.º título da sua história, no terreno do principal rival. Guarín e Hulk marcaram pelos azuis e Saviola apontou o golo dos encarnados. O poste, no período de descontos, quase adiava um título que se adivinhava.

Está selado o triunfo do FC Porto de André Villas-Boas, após vitória no Estádio da Luz, num jogo quezilento, com ascendente dos forasteiros. Guarín abriu o caminho da vitória, graças à ajuda de Roberto, logo aos nove minutos, num cruzamento que se transformou em remate certeiro.

O FC Porto dominava, mas o Benfica chegou ao empate, num lance polémico que envolveu Jara e Otamendi. O defesa do FC Porto parece não ter cometido falta, mas o árbitro apontou para a marca dos nove metros e quinze. Saviola repôs a igualdade.

Perante a apatia do meio-campo benfiquista, de novo Guarín voltou a fazer estragos, desmarcando o colombiano Falcao, que finta Roberto e é carregado. Daurte Gomes voltou a assinalar penálti, convertido em golo por Hulk, aos 26 minutos. Estava feito o resultado final.

O jogo foi-se arrastando, com um FC Porto seguro, quase sempre, e um Benfica resignado. Otamendi acabou por ser expulso, com um segundo amarelo que não parece justo. Excesso de zelo de Duarte Gomes, que não teve alternativa na entrada violenta de Cardozo nas costas de Beluschi. O paraguaio foi tomar banho mais cedo.

Algumas oportunidades de golo estiveram perto de alterar o rumo dos acontecimentos, com destaque para Rodríguez, que poderia ter sentenciado o jogo, perto do fim (Roberto brilhou), e com uma oportunidade do Benfica já ao cair do pano, com a bola a embater no poste de Helton.

O FC Porto segurou bem a vantagem e selou o 25.º título, no Estádio da Luz. Estádio da Luz que se apagou, ao contrário do sistema de rega, que foi ligado, para atrapalhar os festejos dos jogadores do FC Porto.

Em destaque

Subir