Tecnologia

Megaupload vai ter password nos ficheiros; Kim Dotcom quer evitar responsabilidades

kim schmitz 3Novo serviço do programador alemão vai encriptar tudo o que é armazenado, evitando assim que os proprietários da plataforma online sejam responsabilizados ou acusados de pirataria.

A nova versão do Megaupload, um dos sites mais conhecidos do mundo para partilha de ficheiros entre utilizadores, vai possuir uma novidade que permitirá a Kim Schmitz esquivar-se de qualquer acusação futura.

O novo serviço vai encriptar todos os ficheiros que são carregados para a plataforma. Assim, os utilizadores que pretendam descarregar qualquer conteúdo, têm obrigatoriamente de possuir uma password.

Na verdade, tudo vai dar ao mesmo. A única diferença é que, quem quiser partilhar ficheiros, mesmo sendo estes ilegais, terá de fornecer uma palavra-chave a que os queira descarregar.

Numa entrevista dada recentemente, Dotcom, alcunha por que é conhecido na Internet, brincou com o que poderá acontecer no futuro: “A única coisa que podem fazer é tornar a encriptação de ficheiros ilegal”, afirma Schmitz.

A par do novo Megaupload, Kim Dotcom prepara-se também para lançar o Megabox, um serviço que fará a ligação entre bandas musicais e fãs, evitando assim que as editoras sejam as intermediárias das obras (saiba mais aqui).

Entretanto, Schmitz continua a aguardar a decisão dos tribunais neozelandeses relativamente à sua extradição para os Estados Unidos, onde é acusado de inúmeros crimes de violação de direitos de autor.

Recorde-se que Dotcom, criador e um dos lideres do Megaupload, foi detido pelo FBI a 20 de janeiro passado, juntamente com mais seis pessoas na Nova Zelândia, e é agora acusado de violação de direitos de autor e enriquecimento ilícito pelas autoridades norte-americanas. Só em 2010, estima-se tenha metido ao bolso qualquer coisa como 42 milhões de dólares. Imagens encontradas na Internet mostram mesmo o programador informático a bordo de aviões particulares, entre outros luxos. Desde 2005, ano em que o Megaupload foi lançado, estima-se que Kim tenha lucrado cerca de 175 milhões de euros com o site.

Em destaque

Subir